Criar uma Loja Virtual Grátis
Cromoterapia Ambiental
Cromoterapia Ambiental

 

WTF

 

 

A Cromoterapia Ambiental - Residencial - verifica o padrão de cada ambiente e habitantes onde o uso das cores contribuirá para a harmonização e bem-estar das pessoas, eliminando anomalias como:
Estresse, tensão, discussão, insônia, depressão, dificuldade de assimilação, hiperatividade, etc.
Você já parou para observar como determinadas cores nos ambientes podem nos agradar ou nos incomodar?
E como aquele cômodo escuro, frio, sem vida em nossa casa, depois que o pintamos, ficou com outra cara e energia renovada.
Pintar uma casa ou um cômodo com a cor escolhida, além de trazer uma sensação de limpo e novo, pode trazer uma vibração especial para o ambiente e para nós que ali habitamos.
Mas atenção: As cores têm função específica nessa harmonização e provocam diferentes sensações, estimulam e interferem na energia pessoal, por isso são aplicadas de forma criteriosa.
Os tons emanam vibrações sentidas até mesmo por pessoas que não enxergam, segundo estudos científicos.
Por isso, antes da sua aplicação, é importante conhecer as propriedades de cada cor e levar em consideração o ambiente a ser pintado, o tempo de exposição que as pessoas ficarão expostas à cor, o estado de espírito, a personalidade e a saúde da pessoa. Uma análise minuciosa do ambiente e da personalidade da pessoa são fatores fundamentais para se determinar o uso terapêutico das cores. Destaca-se que essa aplicação pode ser feita através de mantas, almofadas, objetos, móveis ou pintando apenas uma das paredes, não sendo necessário colorir todo o ambiente.
E um fato muito interessante é que podemos estudar e explicar o efeito das cores por várias ciências, mesmo que alternativas.
Para mostrar a riqueza de detalhes e a influêcia das cores nos ambientes, iremos explicar seus efeitos através da ótica do Feng Shui, cromoterapia e decoração.

 

 

O PODER DAS CORES

CROMOTERAPIA/FENG SHUI

 

 

Branco

Decoração: O branco é muito usado para dar uma sensação de amplitude e claridade para espaços muito pequenos e escuros. Mas cuidado: um ambiente todo branco, dependendo da pessoa, pode trazer muita calma e tranquilidade e, para outras, frieza, tristeza e impessoalidade. O branco nos passa também uma sensação de limpeza até exagerada. O branco só é branco quando recebe uma luz intensa direta. Cuidado para não deixar os ambientes com impressão de hospital, de assepsia. Leveza é sempre agradável; impessoalidade não.

Cromoterapia: Ela potencializa as demais cores. Representa a luz divina. A luz da verdade.

Feng Shui: É a cor do elemento metal no Feng Shui. É considerada uma cor neutra que pode ser usado em qualquer ambiente. Tome muito cuidado quando o branco aparece em demasia em um ambiente, pois nos passa uma sensação de infinito e neutralidade. Se isso acontecer, "quebre" o branco com quadros e móveis bem coloridos e alegres.

 

Preto e Cinza

Decoração: São cores que devem ser usados em pequenos detalhes, principalmente quando queremos fazer um "efeito especial", tanto dentro, como fora da casa. Quando usadas dentro da casa, podem fazer contrastes, principalmente com o branco. Em doses certas, dá a sensação de classe e requinte.

Cromoterapia: É o oposto da luz. Escuridão total. Não é usado na cromoterapia.

Feng Shui: Simboliza o elemento água no Feng Shui e deve se usar com muito cuidado. É opressivo, depressivo e angustioso. Em geral, é usado em pequenos detalhes na decoração da casa.

 

Verde

Decoração: É uma cor muito usada tanto da decoração como na pintura, dependendo do gosto. No chão, nos lembra a natureza. Não incide muita luz, mantendo a cor original. Em locais abertos complementa madeira e jardins.

Cromoterapia: É a cor que nos leva a natureza. Traz força equilibrada e progresso mental e corporal. Acalma o sistema nervoso e os sentidos. Também significa esperança e satisfação. É a cor da saúde.

Feng Shui: É uma cor neutra que representa o elemento madeira no Feng Shui. Muito cuidado em usar a cor verde em locais que predomina o vermelho, pois teremos um local muito quente explosivo (madeira e fogo). Deve-se usar nos banheiros para elevar a energia deste local. Para casas com problemas de saúde, o verde é um ótimo remédio.

 

Lilás e Violeta

Decoração: Se for em tons mais claros podem ser usados em todos os ambientes. Já em tons escuros, deve-se estudar como ficará seu efeito na decoração. Se for uma cor predominante na casa, poderá cansar.

Cromoterapia: Tem efeito purificador. Transforma as energias negativas em positivas. Ótimo para a saúde. Acalma o coração, a mente e os nervos. Indicado para clínicas e ambientes ligados à meditação e eo relaxamento.

Feng Shui: Traz tranqüilidade, paz, sossego e calma. Estimula a prática espiritual.  Nas casas, o melhor local para uso é em locais de meditação e oração. Em excesso, pode trazer depressão e ansiedade.

 

Laranja

Decoração: É uma cor que nos lembra sabores agradáveis, sendo muito usado em cozinhas, pois abre e estimula o apetite. Pode ser usada na sala de jantar. Em tons mais escuros, sugere estabilidade. É considerada uma cor quente.

Cromoterapia: Auxilia a mente a assimilar novas idéias, mas deve ser usado com certo cuidado.


Feng Shui: Em pequenas doses, estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação. É a cor do intelecto. Ótima cor para ser usada nas áreas da casa que quer se estimular o diálogo, como sala de visitas, de jantar e cozinhas. Em excesso, pode provocar conversas demais, rebeldia e abrir demais o apetite.

 

Vermelho

Decoração: Muito cuidado em seu uso. Por ser uma cor muito energética e vibrante, pode provocar excitação e nervosismo, quando aparecer em excesso nos ambientes. Em pequenas doses, traz aos ambientes um ar glamouroso e até exótico. Em demasia, cai para na vulgaridade.

Cromoterapia: Muito indicado para pessoas tímidas e retraídas porque estimula a atividade mental e quebra barreiras. Revigora a coragem e a força de vontade. Dá vitalidade e vibração.

Feng Shui: No Feng Shui, a cor vermelha representa o elemento Fogo, cor que ativa e estimula as áreas de relacionamento afetivo, sucesso, auto-estima, fama e prosperidade. Deve ser usado com muito cuidado e em pequenas doses, pois é uma cor estimulante. No quarto de casal, ativa a sexualidade. Na sala ou cozinha estimula o apetite e a fala. Em excesso, provoca brigas, confusões e explosões de humor.

 

Azul

Decoração: Pode ser usado em grandes áreas sem tornar-se cansativo, mas deve ser combinado com outras cores para evitar a monotonia. Tons mais escuros, transmitem autoridade.

Cromoterapia: Nos passa calma, paz e serenidade. Também é asséptico.

Feng Shui: Cor que representa o elemento água. É uma cor calmante e traz tranqüilidade aos ambientes. Muito cuidado em locais cujas paredes são pintadas de azul claro, pois irá provocar sono em excesso e calma. Já, para quem é muito agitado, pode ser usado

 

Amarelo

Decoração: É muito usado para esquentar ambientes frios e escuros. Aumenta a sensação de iluminação dos ambientes Em pisos, provoca sensação de avanço. Em grandes áreas e superfícies pode incomodar por causa da incidência de luz.

Cromoterapia: É uma cor que atua diretamente sobre a mente e pensamentos. É animador, inspirador e estimula o raciocínio. Ajuda no autocontrole. Fortalece os ouvidos e os olhos.

Feng Shui: É a cor da Luz. É uma cor alegre. Estimula a comunicação, atividades mentais e abre o apetite. Deve ser usado no quarto de estudo ou na criança. Na cozinha em doses equilibradas. Em excesso, provoca muita conversa, pensamentos acelerados e confusos, provocando preocupação.